coleprecor

Início » Não indexados » Ferramenta de apoio virtual do TRT16-MA é bem recebida pelo Coleprecor

Ferramenta de apoio virtual do TRT16-MA é bem recebida pelo Coleprecor

5. NAV - 20170622_095835

A 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) foi retomada na manhã desta quinta-feira (22/6) com a participação da desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, vice-presidente e corregedora do TRT16-MA, que apresentou o Núcleo de Apoio Virtual (NAV), ferramenta eletrônica desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) sob a orientação da Corregedoria Regional.

Acompanhada pelos servidores da CTIC Carlos Roberto Martini e Gilberto Cunha Filho, a magistrada esclareceu que o NAV foi concebido a partir da necessidade identificada pela Corregedoria de uma atuação mais imediata de apoio às 23 Varas do Trabalho da 16ª Região. Segundo a desembargadora, o apoio às VTs era prestado pelo Grupo de Apoio Móvel (GAM) quando da necessidade de dar mais celeridade aos processos físicos. Porém, com o advento do Processo Judicial Eletrônico (PJe), surgiu a necessidade de ampliar esse apoio ao ambiente virtual institucional. Com a criação do NAV, esse apoio passa a acontecer de forma remota, sem a necessidade do deslocamento físico de servidores entre as Varas, o que também gera considerável economia de recursos financeiros para a Justiça do Trabalho no Maranhão.

De acordo com Carlos Martini, a utilização da ferramenta é muito simples e, em sua primeira versão, estão disponíveis as funcionalidades de cadastro das Varas com servidores aptos a colaborar à distância e de consulta de apoio remoto pelas Varas que necessitem de servidores para a realização das tarefas com maior demanda. O acesso ao NAV é feito no ambiente da intranet do Tribunal, mediante credenciamento dos interessados, pela CTIC, mas os gestores das VTS são os responsáveis pelo cadastro dos seus recursos (servidores, atividades e agendas) disponíveis. Atividades como notificações, cálculos judiciais, certidões, minutas de despacho e de decisões estão entre as necessidades identificadas nas Varas e já contempladas no NAV.

O servidor também informou que o desenvolvimento da segunda versão do NAV já está em andamento, para acrescentar as funcionalidades de relatórios estatísticos gerais e de monitoramento, para identificação e controle das demandas.

Os presidentes e corregedores do Coleprecor se mostraram muito interessados em implantar a ferramenta em seus Regionais e parabenizaram o trabalho inovador desenvolvido pela TRT maranhense.

 

Texto e foto: Rosemary Araujo (ASCOM TRT16-MA).

 

Veja mais fotos no Flickr do Coleprecor.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: