coleprecor

Início » Não indexados » Ferramenta JusLaboris é apresentada ao Coleprecor

Ferramenta JusLaboris é apresentada ao Coleprecor

2. juslaboris - 20170524_141024

“Com a adesão de todos os TRTs, podemos ter uma plataforma bem interessante que permite transparência a toda a Justiça do Trabalho e não só ao TST”, afirmou o ministro Augusto César Leite de Carvalho durante a apresentação da ferramenta JusLaboris da Biblioteca Digital do Tribunal Superior do Trabalho (TST), na retomada da 3ª Reunião Ordinária do Coleprecor, na tarde desta quarta-feira (24/5).

O ministro esclareceu que a JusLaboris é uma coleção da Biblioteca Digital do TST que disponibiliza documentos preparados de forma digital na sua origem ou produzidos mediante digitalização de materiais existentes, fornecendo os recursos para selecionar, estruturar, oferecer acesso, interpretar, distribuir, preservar a integridade e garantir a sua permanência no tempo. A ferramenta foi recentemente atualizada e apresenta novo layout, mais moderno e dinâmico, facilitando a navegação e a pesquisa ao acervo. A navegação também pode ser feita por meio de dispositivos móveis, como tablets e telefones celulares.

Após a fala do ministro, a coordenadora de Documentação da Biblioteca do TST, Virgínia Veríssimo, fez a apresentação do novo layout da ferramenta, dizendo que, de início, será fornecido o código fonte para os tribunais que manifestarem interesse em aderir à JusLaboris. Posteriormente, a longo prazo, será disponibilizada a base de dados.

Ela também informou que, como sistema de recuperação da informação, a JusLaboris armazena, processa e identifica, no conjunto de documentos, quais atendem à necessidade de informação do usuário. Além disso, é um repositório institucional, pois armazena e preserva conteúdos produzidos pelo TST e CSJT, produção intelectual, doutrina, manuais e relatórios, por meio da coleta, tratamento e difusão da informação.

Convite

Ao final da apresentação, o desembargador James Magno Araújo Farias, presidente do Coleprecor, convidou o ministro Augusto Carvalho a participar da obra a ser lançada pelo Coleprecor, intitulada “Trabalho Decente”, em parceria com a LTr Editora. O livro abordará temas afetos à Justiça do Trabalho, tais como trabalho infantil, trabalho escravo, meio ambiente do trabalho, assédio moral e sexual, dano moral no trabalho, trabalho seguro e acidente de trabalho. O convite foi prontamente atendido pelo ministro como um compromisso assumido com o Colegiado.

Para acessar a JusLaboris, clique aqui.

Texto e foto: Rosemary Araujo (ASCOM TRT16-MA).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: