coleprecor

Início » Não indexados » Mensagem de final de ano do Coleprecor

Mensagem de final de ano do Coleprecor

A mudança de ano simboliza o fim de um ciclo e o começo de algo novo. Para muitos, é também uma oportunidade de repensar velhas práticas e hábitos. Assim, nada mais natural do que refletir sobre o que aconteceu, os desafios e conquistas, os erros e acertos, alegrias e tristezas. É também o momento de renovar esperanças, expectativas, projetos e sonhos.

Em 2016, a Justiça do Trabalho enfrentou enormes desafios. Injustamente tolhida de parte essencial de seu orçamento, vítima de falsas e absurdas acusações, apoiadas em premissas equivocadas, ela teve sua determinação e existência postas à prova. Não há dúvidas que neste ano exigiu-se da Justiça do Trabalho mais do que de qualquer outro órgão do Poder Público, com o corte de 90% do orçamento para investimento e 30% do custeio. Foi necessária muita coragem e a união de esforços para que o sonho de uma Justiça Social não se perdesse no caminho.

E posso dizer que nós vencemos esse desafio!

Apesar dos ataques, encontramos apoio em parcela significativa da sociedade, que reconheceu a relevância de nossa contribuição histórica para a pacificação dos conflitos trabalhistas. Igualmente importante foi comprovar nossa capacidade de superação, não importa quais sejam os obstáculos e provações! Em um dos momentos mais sombrios de nossa história, a união nos fortaleceu e revigorou!

Ainda sob a sombra de declarações maldosas, fomos chamados a prestar contas de nossa contribuição e o resultado, conforme o relatório “Justiça em Números” de 2016 do CNJ, era o que já sabíamos. Somos o ramo do Poder Judiciário mais célere e mais eficiente! A quase totalidade dos tribunais trabalhistas agraciados com os selos Diamante e Ouro do CNJ é motivo de orgulho.

Fechamos o ano julgando mais processos do que recebemos, demonstrando a toda sociedade que uma Justiça efetiva não é um sonho distante, mas uma realidade no Brasil!

A duração de um processo trabalhista em nosso país é equiparável a países como a Alemanha, uma das maiores economias do mundo e símbolo de eficiência e organização, país que adota um modelo judiciário trabalhista praticamente idêntico ao brasileiro!

Contudo, para atingir tais objetivos mais uma vez peço a união de todos. Somente assim teremos forças para enfrentar os muitos desafios que virão. Porém, não é preciso temor ou receio. Uma das lições que 2016 nos deixa é que juntos somos muito mais fortes do que imaginamos! Foi o trabalho conjunto de magistrados junto ao Congresso Nacional que permitiu a recomposição do orçamento da Justiça do Trabalho para 2017. Esperamos um ano novo com mais recursos que nos permitam desenvolver nossa atividade jurisdicional de forma cada vez melhor.

É com esse otimismo e esperança, que homenageio as pessoas que fazem parte da história do Coleprecor e que compartilham suas experiências e vidas diariamente, contribuindo para um ideal de Justiça almejado e merecido por todos.  Devemos olhar para o que passou buscando inspiração para o futuro que queremos construir.

Desejo a todos boas festas de final de ano, bem como um ano de 2017 com ainda mais conquistas, saúde e felicidade!

Abraço fraternal,

Des. JAMES MAGNO ARAÚJO FARIAS
Presidente do Coleprecor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: