coleprecor

Início » Não indexados » Coleprecor externa preocupações com a execução orçamentária em documento entregue ao Ministro Meirelles

Coleprecor externa preocupações com a execução orçamentária em documento entregue ao Ministro Meirelles

O Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (COLEPRECOR) elaborou ofício, entregue na tarde desta quarta-feira, 19/10, ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em que externa preocupações com relação a execução orçamentária no exercício de 2016 e sua reprodução em 2017. O corte sofrido este ano, de 30%  no custeio e 90% nos investimentos, colocou em risco o funcionamento do Poder Judiciário Trabalhista.

Confira o conteúdo do ofício, na íntegra.

 

Ofício Coleprecor nº 65/2016

Brasília-DF, 19 de outubro de 2016.

Ao Exmo. Senhor
Henrique Meirelles
Ministro da Fazenda
Brasília (DF)

Assunto: Efeitos da execução orçamentária em 2016
Excelentíssimo Senhor Ministro da Fazenda,

O Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais do Trabalho – COLEPRECOR, por seu presidente, vem por meio deste expediente externar a V. Exa. as preocupações com a execução orçamentária no exercício de 2016 e sua possível reprodução em 2017, especialmente quanto aos severos efeitos produzidos no funcionamento do Poder Judiciário Trabalhista.
Nesse diapasão, o colegiado apresenta abaixo os tópicos que considera mais sensíveis e em relação aos quais pede especial atenção de V. Exa:

1. Tendo em vista que as Medidas Provisórias 711 e 740, aprovadas no decorrer do exercício de 2016 visaram ao restabelecimento do orçamento ordinário do judiciário trabalhista, entende o colegiado que os respectivos valores devem integrar o limite de gastos para o orçamento de 2017, vez que, se não ocorrer, será agravado o cenário caótico verificado neste exercício.

2. Este ramo do judiciário nacional enfrentou em 2016 um inadmissível corte orçamentário na ordem de 30% das verbas de custeio e 90% de todo o montante para investimentos, que praticamente inviabilizou o normal funcionamento da instituição. Desse modo, solicita-se especial atenção para a preservação dos recursos obtidos de forma própria por intermédio de convênios com as instituições financeiras oficiais, fonte 181, recursos estes essenciais à manutenção das atividades regulares, com especial destaque a investimentos em obras, sistemas informatizados (PJe), equipamentos, dentre outros, sob pena de progressivo sucateamento do parque tecnológico e estrutural, com inegável prejuízo ao jurisdicionado.

3. Dentre as atuais dificuldades enfrentadas pelos Tribunais do Trabalho, está a impossibilidade de reposição das vagas decorrentes de aposentadorias e outros desligamentos que propiciem pensões, por força de dispositivo expresso na Lei Orçamentária Anual, fato que enseja natural redução da força de trabalho de Magistrados e servidores, com evidente prejuízo da atividade jurisdicional. Desse modo, pedem-se urgentes providências quanto à necessária eliminação de tal óbice.

4. Também se afigura muito relevante que as Emendas Parlamentares, as quais venham a beneficiar os Regionais, não sejam consideradas no limite anual de gastos, como forma de se evitarem prejuízos ainda maiores aos órgãos trabalhistas.

Certos da compreensão de V. Exa. e do espírito público que sempre inspira suas ações, o COLEPRECOR agradece antecipadamente a atenção dispensada quanto aos elencados anseios, rogando que sejam integralmente atendidos, a fim de que a sociedade brasileira não seja ainda mais sacrificada com a perda da qualidade dos serviços prestados por este ramo especializado do Judiciário, que certamente ocorrerão caso mantido o atual cenário.

Na oportunidade, externamos protestos de elevado apreço e distinta consideração, colocando este Colegiado à inteira disposição de V. Exa. para eventuais esclarecimentos que se fizerem necessários.

Respeitosamente,

Desembargador LORIVAL FERREIRA DOS SANTOS
Presidente do COLEPRECOR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: