coleprecor

Início » Não indexados » Empossado como presidente do Coleprecor, desembargador Lorival defende o diálogo e a construção conjunta de soluções

Empossado como presidente do Coleprecor, desembargador Lorival defende o diálogo e a construção conjunta de soluções

2015-11-26_posse_coleprecor_132_aldo_diasO presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, foi empossado na Presidência do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) no final da tarde desta quinta-feira, dia 26 de novembro, em ato que finalizou a 9ª Reunião do ano da instituição, no Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília. A solenidade foi comandada pelo presidente do TST e do CSJT, ministro Antônio José de Barros Levenhagen e reuniu inúmeras autoridades.

Também tomaram posse compondo a nova gestão do Coleprecor, os desembargadores Beatriz de Lima Pereira como vice-presidente e James Magno Araújo Farias como secretário-geral, ambos corregedores regionais dos TRTs da 2ª Região (SP) e da 16ª Região (MA), respectivamente. James também é vice-presidente do TRT maranhense.

Citando o filósofo Mário Sérgio Cortella e a temática abordada no livro “Não Nascemos Prontos”, Lorival comentou sobre os desafios da vida e seus enfrentamentos, externando seu encantamento pelo novo, pelo aprendizado e crescimento que certamente estarão incutidos nessa nova tarefa na presidência do Coleprecor. “ Aceitei um desafio enorme quando assumi a presidência do TRT da 15ª Região – um dos maiores do pais -, porque queria aprender coisas novas, queria me tornar mais novo, mais jovem, viver experiências. Agora estou diante de um desafio ainda maior e por isso mesmo ainda mais enriquecedor”.

Para Lorival, diante da crise política e econômica que assola o país, não são poucos os problemas vividos pelo Poder Judiciário, em especial pela Justiça do Trabalho, que precisa contornar gigantescos cortes orçamentários e conviver com o recrudescimento na sobrecarga de trabalho do magistrado, entre outras questões tormentosas. A solução, segundo ele, está no diálogo e na construção conjunta e compartilhada das iniciativas. “Estamos aqui diante das cabeças pensantes do Judiciário Trabalhista. Quem faz parte deste seleto grupo de magistrados é merecedor de todas as honras e de toda confiança. E será deste grupo, será do diálogo com todos os seus componentes, que sairão, certamente, as soluções para os problemas a serem enfrentados. O meu compromisso, portanto, é com o diálogo, é com a construção de soluções conjuntas. Mas é também, acima de tudo, com a valorização da Justiça do Trabalho e de seus magistrados”.

Lorival fez um agradecimento a todos os integrantes do Colégio pela confiança em elegê-lo para o cargo, e em especial ao desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, do TRT da 5ª Região (BA), que conduziu o Coleprecor durante este ano. “Quero dizer que ele será a minha inspiração, o meu parâmetro de comparação e continuará me ensinando”. Ao encerrar seu discurso, Lorival recorreu a texto do educador Rubem Alves. “O que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.Tenham todos a certeza de que quero ser esse jardineiro, quero construir esse jardim”.

Administração exemplar

Ao promover a abertura da solenidade de posse, o ministro Barros Levenhagen parabenizou o desembargador Valtércio pela brilhante gestão à frente do Coleprecor, desejando à Lorival sucesso em sua nova missão. Emocionado, Valtércio leu trechos de Eclesiastes acerca do tempo – “é tempo de agradecer” –, afirmou, citando também o tratado de São Tomas de Aquino sobre os três níveis de gratidão, para reconhecer a contribuição de todos durante o seu mandato, dos ministros, especialistas e suas palestras à equipe que cuidou diretamente da organização dos encontros mensais. “Vínculos foram gerados com todos os amigos do Coleprecor e ministros do TST, e esses vínculos serão guardados para sempre no meu coração. Desejo sucesso, luz e digo que continuarei na trincheira, pronto para a batalha”.

2015-11-26_posse_coleprecor_152_aldo_diasPrestigiaram a posse da nova diretoria, o vice-presidente do TST e do CSJT, ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro João Batista Brito Pereira, e os demais ministros do Tribunal, João Oreste Dalazen, Augusto Cesar Leite de Carvalho, José Roberto Freire Pimenta, Delaíde Alves Miranda Arantes, Hugo Carlos Scheuermann, Douglas Alencar Rodrigues e Maria Helena Mallmann. Também estiveram presentes os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Carlos Augusto de Barros Levenhagen (desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais), Carlos Eduardo Oliveira Dias (juiz titular da 1ª VT de Campinas/ TRT15) e Emmanoel Campelo de Souza Pereira. Compareceram ainda Richard Paurlo Pae Kim (juiz auxiliar de gabinete do Ministro Dias Tófoli do Supremo Tribunal Federal – STF), o presidente e o vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA, respectivamente, os juízes Germano Silveira de Siqueira e Guilherme Guimarães Feliciano, além do presidente da Amatra XV, o magistrado Luís Rodrigo Fernandes Braga e Melquíades de Araujo (presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo – FETIASP).

Também da 15ª compareceram o corregedor regional e membro do Coleprecor, desembargador Gerson Lacerda Pistori, os desembargadores Luiz Antonio Larazim, Fernando da Silva Borges, Claudinei Zapata Marques, Ana Paula Pellegrina Lockmann (coordenadora nacional do Sistema PJe-JT), Jorge Luiz Costa, além do juiz auxiliar da Presidência do TST, Renan Ravel Rodrigues Fagundes (titular da Vara de Santa Barbara D’Oeste) e Levi Rosa Tomé, juiz auxiliar da Presidência. Prestigiaram ainda a solenidade o secretário-geral do CSJT, Adlei Cristian Carvalho Pereira Schlosser, o secretário-geral do TRT-15, Evandro Luiz Michelon, o diretor-geral, Paulo Eduardo Almeida, e o assessor parlamentar Rafael Vogado.

Ana Claudia de Siqueira – TRT15/ Fotos Aldo Dias/ TST

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: