coleprecor

Início » Não indexados » II Encontro de Boas Práticas tem participação de todos os órgãos da JT

II Encontro de Boas Práticas tem participação de todos os órgãos da JT

II Encontro de Boas Práticas tem participação de todos os órgãos da JT

O II Encontro Nacional de Boas Práticas da Justiça do Trabalho, que teve início na manhã desta quinta-feira (9/4), em Porto Seguro, e vai até sábado (11), já pode ser considerado um sucesso pela expressiva participação de todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho do Brasil, além do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O evento, que foi aberto com a apresentação de um grupo de índios da Tribo Pataxó, da aldeia da Jaqueira, prossegue com a apresentação de 44 projetos que representam inovações nas áreas judiciárias e administrativas do Judiciário Trabalhista.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) e do Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs (Coleprecor), desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Mascarenhas Brandão, representando o presidente do TST, ministro Antonio José de Barros Levenhagen; pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 5ª Região (MPT-BA), Alberto Bastos Balazeiro, pela gestora de metas do TRT5, desembargadora Dalila Nascimento Andrade, e pelo coordenador do Comitê Gestor da Estratégia da Justiça do Trabalho, juiz Alexandre Luiz Ramos. Compôs ainda a mesa alta o procurador-geral do município de Porto Seguro, Hélio Lima, representando a prefeita do município de Porto Seguro, Cláudia Oliveira.

Em breve pronunciamento, o presidente do TRT5 agradeceu a presença de todos, desejando bons trabalhos às delegações, e destacou o Patrocínio da Caixa Econômica, além do apoio da Zetra, da Prefeitura de Porto Seguro e da rede hoteleira de Porto Seguro. Já a desembargadora Dalila Andrade, falando também como coordenadora do Subcomitê Gestor dos Tribunais de Médio Porte da Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho, descreveu a árdua tarefa de selecionar os projetos que seriam levados a debate, face à quantidade de material recebido. Ela também ressaltou o número de abordagens relativas à questão da qualidade de vida e da saúde no ambiente de trabalho.  O juiz Alexandre Luiz Ramos, por sua vez, ressalvou a importância de cada Tribunal buscar permanentemente a inovação, distribuindo os resultados entre as instituições congêneres.

TST – Após a abertura, o ministro Cláudio Brandão fez uma exposição sobre os projetos inovadores no TST, com ênfase no Processo Judicial Eletrônico (PJe), no Sistema Simba e na efetividade na prestação jurisdicional, a exemplo da Semana da Execução e da Semana da Conciliação. Também tratou de iniciativas na área-meio, como a Gestão por Competência, e o pioneirismo no teletrabalho, que poderá atingir 50% da lotação do Tribunal, sempre com monitoramento de resultados por servidor.

O magistrado enfocou também a Política e o Comitê de Gestão de Riscos que dão suporte às inovações em todos os campos da administração. Ele mencionou o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, pelo destaque que obteve com a veiculação de vídeos publicitários na mídia e citou ainda programas de cunho social, como aqueles voltados para a formação de estagiários e terceirizados, e ambiental, de racionamento de recursos. Para o ministro, a importância de cada projeto é revelada pela quantidade de solicitações advindas de outras instituições que querem replicar as soluções.

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) – 9/4/2015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: